Programa de Manutenção
Para que as partes que compõem um imóvel tenham durabilidade e cumpram com suas funções, são indispensáveis as atividades de manutenção!
O Programa de manutenção consiste em determinar as atividades essenciais de manutenção dos sistemas construtivos, incluindo de quanto em quanto tempo precisam ser realizadas, quem são os responsáveis pela execução, as referências técnico normativas e o registro das execuções, fundamental para comprovações e direito a garantias.
Existe na engenharia uma lei chamada Evolução dos Custos desenvolvida por Sitter, que demonstra como as despesas com atividades de manutenção crescem em função do tempo.
Os gastos podem ser cinco vezes maior na fase corretiva se comparada à realização da manutenção de forma preventiva. Ou seja, reparar algum sistema que já perdeu sua funcionalidade custa cinco vezes mais do que programar revisões preventivas.
Os chamados "consertos emergenciais", além de desordenar o trabalho da equipe, custa muito mais para o condomínio.
Portanto, a realização dos serviços de manutenção não deve ser realizada de modo improvisado ou esporádico, mas sim, entendida como um serviço programável e indispensável para a preservação do valor patrimonial.
Além disso, o mau uso dos sistemas ou a ausência de manutenção acarretam em perda de garantia e transferência da obrigação do construtor em realizar os reparos para o proprietário ou síndico do imóvel.
O Programa de Manutenção é um documento detalhado, que traduz as indicações das normas e documentos técnicos, em orientações claras e didáticas.
Fundamenta-se principalmente na NBR 17170 (2022) sobre garantias e 5674 (2024) sobre manutenções de edificações.
O Programa é exclusivo ao seu edifício ou condomínio, adaptado às condições, necessidades e sistemas construtivos existentes.
Planeje as manutenções no seu condomínio!
Entre em contato conosco!
CONTATO
Dúvidas?
© 2024. All rights reserved.